Blog da Metrologia Óptica

Sistema óptico panorâmico para avaliação automatizada da qualidade de brunimento em 360º dos cilindros

0

PDF do artigo →

A qualidade com que as operações de brunimento são realizadas nas camisas dos cilindros é cada vez mais valorizada pelos fabricantes de motores. Parâmetros de desempenho dos motores como rendimento, vida útil, consumo, nível de emissão e outros são grandemente dependentes da qualidade das superfícies brunidas.
Funcionalmente, as superfícies brunidas precisam apresentar riscos com um ângulo bem definido, um aspecto regular e contínuo, sem a presença de empastamentos, irregularidades ou descontinuidades. Esse artigo apresenta um sistema óptico panorâmico para inspeção e medição dos ângulos de brunimento em cilindros. Utilizando uma óptica panorâmica que pode ser combinada com uma óptica de alta ampliação, o sistema permite um ensaio detalhado e automatizado das superfícies brunidas, possibilitando uma medição automática dos ângulos ao longo de 360º das camisas bem como uma inspeção visual com alta definição.
O sistema permite grandes vantagens técnicas, operacionais e econômicas em relação ao método do fax-filme, atualmente largamente empregado pelos fabricantes de motores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *